quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Ateísmo É Incompreensível Até Para a Maioria dos Ateus

Na verdade os ateus entendem a existência de crentes. O que ocorre é que há muitos ateus por aí que dizem sê-los, mas se comportam exatamente do modo que reprovam nos crentes. Tornam-se sectários, orgulhosos e preconceituosos.

É muito fácil tirar um homem de dentro da igreja, difícil é o homem tirar a igreja de dentro de si. Esses hábitos adquiridos desde a infância são renitentes. Não admira que os crentes façam tanta questão de ensino religioso, escola dominical, etc. "É de pequenino que se torce o pepino."

É parcialmente sincera a afirmação de muitos crentes, incapazes de entender a existência de ateus. Eles foram criados dentro de um mundo no qual ateísmo não existe, foram doutrinados desde cedo. Para eles o ateísmo é incompreensível.

Na verdade, para a maioria dos próprios ateus o ateísmo é incompreensível. Ateísmo não é filosofia, não é resposta, não é muleta para amparar ninguém.

"Saber" algo sobre o ateísmo é algo impossível, a não ser que você chame de "ateísmo" ao conjunto de comportamentos e teorias desenvolvidos em torno da descrença.

Existe um modelo teórico para isso: os buracos negros (que não podem ser estudados diretamente) são conhecidos através do estudo das alterações que fazem no universo ao seu redor. O estudo do ateísmo seria o estudo do que está ao redor da descrença em si, da mesma forma.

Tudo isso é um tanto sofisticado para a maioria das pessoas. Talvez por isso os ateus mais jovens (ou os menos experientes, independente da idade) recaiam em fórmulas fáceis como "Jesus foi um mito", "Deus não existe", etc.

É muito mais fácil recorrer a frases afirmativas. Só que tais frases não dizem nada. Nenhuma frase de efeito diz coisa alguma. O que importa não são as palavras, mas o que elas dizem. Se você não compreende porque diz a frase, dizê-la é como repetir um mantra em sânscrito, como fazem os Hare Krishna.

Eu não tenho preconceito específico contra os Hare Krishna. Na qualidade de ateu, me reservo ao direito de considerar TODAS as religiões falsas. Sou diferente de alguns "ateus" por aí que adoram falar mal do cristianismo mas "respeitam" outras religiões. Religiões são criações humanas.
Em relação aos Hare Krishna, conheço bastante quem são e no que creem. Inclusive tenho o Bhagavad-Gita Como Ele É aqui em minha estante. Já participei como espectador de alguns eventos Hare Krishna. Pelo que vi, são crentes em coisas tão absurdas quanto qualquer seita cristã. Inclusive Prabhupada escreveu que a Lua fica mais distante da Terra que o Sol, para se ter uma ideia.
Mas se o exemplo dos Hare Krishna cantando mantras lhe incomoda, vamos usar o dos católicos rezando terços. Em ambos os casos as pessoas sabem o que significam as palavras (no caso dos HK, eles sabem porque lhes foi dito, pois as palavras estão em uma língua morta). A diferença é que falar mal dos católicos é mais "aceitável" entre os "ateus" do que falar mal dos Hare Krishna ou dos umbandistas.

Existe um problema muito grave com a definição mais usual de "ateísmo". Inclusive a que aparece nos dicionários. Normalmente o sufixo "a" é usado como uma forma de negação sem oposição. Para memorizar seu sentido, lembre-se das palavras "amoral" (sem moral) e "imoral" (contrário à moral). "Ateísmo" seria a ausência de uma crença ("teísmo", crença em deus) e não uma oposição a essa crença. Só que "iteísmo" não existe e as pessoas acabam usando a palavra "ateísmo" também para atitudes contrárias à crença.

Estritamente falando, "não crer" em deus(es) já é ateísmo. Não há necessidade de nenhuma postura intelectual ou paradigmática. O problema é que o tema é tão carregado que o debate tende a se polarizar e as pessoas que não creem se veem forçadas a afirmar que o objeto no qual não creem não existe.

Por essa razão o debate se torna cada vez mais complexo. Por isso os crentes ficam confusos sem saber o que exatamente é ateísmo. E por isso a maioria dos ateus acaba se perdendo também. Achando que ser ateu é mais ou menos uma religião ou um partido político.